Prevenção de perdas em armazéns: como implementar?


A prevenção de perdas em armazéns é fundamental para a preservação dos ativos nas atividades logísticas. Entretanto, para que a prevenção de perdas seja eficiente, é necessário adotar ações direcionadas e realizar abordagens frequentes. 

Em nosso artigo, vamos falar sobre como implementar a prevenção de perdas em armazéns. Gostou do tema? Então continue conosco e boa leitura!

Causas mais comuns de perdas em armazéns

A ocorrência frequente de perdas em armazéns diminui os ativos da empresa e demonstra ineficiência em suas operações. Como resultado, sua composição patrimonial e financeira é afetada. Algumas das causas mais comuns de perdas em armazéns incluem:

Roubos

Os roubos em armazéns podem ocorrer durante o processo de recebimento, armazenagem ou expedição. Além das perdas significativas de produtos, quadrilhas especializadas nesse tipo de crime colocam os colaboradores em risco, o que representa um sério problema de segurança.

Avarias e atrasos

Durante a movimentação, armazenagem ou transporte, as mercadorias podem sofrer avarias devido a quedas, colisões, empilhamento incorreto, temperatura inadequada, dentre outros fatores. 

Quando os fluxos dentro do armazém são ineficientes, a movimentação das mercadorias pode sofrer atrasos, resultando em tempos de espera mais longos, erros de picking (seleção de produtos) e menor produtividade geral.

As avarias e os atrasos precisam ser relatados para ajuste na contabilização do estoque e do tempo de entrega, o que nem sempre acontece. Muitas vezes, os colaboradores evitam relatar as avarias e atrasos temendo represálias, o que gera falhas nos registros e aumenta o problema.

Falhas nos registros

Entretanto, não são apenas as avarias não relatadas que comprometem o registro de estoque. Erros de contagem e práticas dolosas também interferem negativamente nessa atividade, pois o valor contabilizado não corresponde à quantidade física das mercadorias presentes no armazém. 

Já os erros na documentação relacionados ao recebimento, expedição, inventário e rastreamento de mercadorias podem podem resultar em extravios, entregas incorretas, mais atrasos e retrabalho.

Como resultado, o armazém não apenas sofre perdas, como demora a identificá-las, o que compromete a confiabilidade das informações. 

Ineficiência no controle de qualidade

A ineficiência do controle de qualidade gera um tipo específico de perda, chamado de quebra operacional. 

Em armazéns que lidam com produtos perecíveis, como alimentos, medicamentos ou produtos químicos, a perda devido ao vencimento dos produtos também é uma preocupação constante. 

Isso ocorre porque a armazenagem tem custos operacionais. Quando uma empresa armazena um produto inadequado, desperdiça recursos na guarda de produtos impróprios para a venda.  

Portanto, ao armazenar e enviar produtos de baixa qualidade, danificados, defeituosos ou vencidos, a empresa está sujeita a reclamações, devoluções, perda de credibilidade e prejuízos financeiros.

Como implementar um programa de prevenção de perdas em armazéns?

Como o próprio nome diz, os programas de prevenção de perdas envolvem procedimentos que visam diminuir as perdas em uma determinada atividade. Nos armazéns, diversas práticas tem se mostrado eficientes. Vamos conhecer algumas:

Avaliar os riscos

Avaliar detalhadamente as áreas de risco da organização, identificando possíveis fontes de perdas, como roubo, fraude, erros de inventário, danos físicos, entre outros, ajuda a direcionar os esforços de prevenção.

Implementar sistemas de segurança

Uma das medidas mais importantes de prevenção de perdas é a implementação de sistemas de segurança, como câmeras de vigilância, alarmes, iluminação adequada e sistemas de controle de acesso. 

Essas medidas ajudam a desestimular agentes criminosos auxiliando na proteção da empresa contra furtos e danos físicos. 

Designar uma equipe responsável pela prevenção de perdas

É importante ter uma equipe responsável pelo acompanhamento das atividades de introdução e remoção de carga no armazém, garantindo a segurança e adequação das operações. 

Estabelecer normas e procedimentos

Desenvolver políticas e procedimentos claros, inclusive com metas e mensuração dos resultados, é um passo importante para a implementação da prevenção de perdas. 

As normas de qualidade podem servir de suporte para essas ações. As NBR 15.524-1/2007 e 15.524-2/2007 tratam, por exemplo, da terminologia dos armazéns, da movimentação das cargas e da conservação de produtos.

A própria ISO 9001, que tem como parte dos seus princípios o foco no cliente, o envolvimento das pessoas e a melhoria contínua, também oferece subsídios para o desenvolvimento de boas práticas.

Adotar controles de estoque e cargas

Independentemente da área de atuação, é fundamental na prevenção de perdas implementar um sistema eficiente de gestão de estoque que acompanhe as entradas e saídas. 

Os equipamentos de carga, como contêineres, carretas e vagões, devem ser corretamente marcados, pesados, contados e documentados, de acordo com os padrões estabelecidos nas normas e procedimentos. 

Essas ações facilitam o controle e rastreamento da carga, minimizam erros de contagem de estoque e evitam perdas decorrentes de furtos ou desperdícios.

Monitorar regularmente

Um programa de monitoramento contínuo é capaz de identificar não conformidades e desvios das políticas e procedimentos. Por isso, é importante analisar os relatórios de estoque e realizar auditorias internas regularmente.

Com análises periódicas é possível identificar padrões ou áreas de vulnerabilidade e sugerir melhorias. Essas práticas ajudam a aprimorar as estratégias de prevenção de perdas ao longo do tempo.

Capacitar a equipe

É essencial capacitar os colaboradores sobre as políticas e procedimentos de prevenção de perdas, destacando a importância do cumprimento dessas diretrizes. 

Além disso, é importante desenvolver uma cultura voltada para a segurança. Afinal, a prevenção de perdas é responsabilidade de todos os membros da equipe.

Conheça as soluções em armazenagem da Alpha Express

Como vimos, ações como a implementação de sistemas de rastreamento de estoque, controle de qualidade rigoroso, manutenção regular de equipamentos, implementação de medidas de segurança e capacitação dos colaboradores são medidas que minimizam as perdas na armazenagem.

Além de atuar na gestão de armazenagem, a Alpha Express presta serviços de distribuição aérea e rodoviária, com um time capacitado que entrega soluções com altos padrões de qualidade. Quer conhecer melhor nossos serviços? Então, entre em contato!


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