- +55 (61) 3703-3584
- Aeroporto Internacional de Brasília
- [email protected]
- Tel: +55 (61) 3703-3584
- Aeroporto Internacional de Brasília
- [email protected]
Em 2020, o mundo foi surpreendido com uma pandemia que impôs importantes mudanças de comportamento. As relações pessoais e profissionais foram intermediadas pelos recursos digitais em virtude das restrições à mobilidade.
Com isso, intensificaram-se as compras realizadas em plataformas digitais e os serviços de entrega. Entretanto, com a tendência de estabilização da pandemia, será que os consumidores vão continuar utilizando os serviços de entrega?
Quais as tendências de consumo e qual será o papel da logística pós-pandemia? Vamos compreender melhor.
Para compreender qual será o papel do setor de logística pós-pandemia, é preciso compreender as mudanças ocorridas no consumo durante a pandemia.
No período mais intenso da pandemia, o consumo das pessoas estava voltado essencialmente para os cuidados com a saúde e com o abastecimento doméstico.
Com o passar dos meses, sem uma perspectiva de mudanças no curto prazo, foi se consolidando um estilo de vida voltado para as atividades em casa.
Esse novo modelo impôs a reorganização dos espaços domésticos para torná-los mais confortáveis e funcionais, não apenas para o convívio entre os membros da família, mas também para o home office e o desenvolvimento de atividades escolares.
Com isso, as mudanças de consumo mais significativas ocorreram com o aumento do uso da internet. Pessoas até então resistentes ao uso da tecnologia passaram a utilizá-la em razão do isolamento social e do fechamento do comércio e dos bancos.
Com o isolamento social, as pessoas perceberam que os serviços de entrega proporcionam segurança e comodidade.
Os serviços de entrega vão continuar atendendo às demandas domésticas de alimentação, higiene, medicamentos e eletrodomésticos, além de outras geradas pelo home office, como equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação.
Conforme pesquisa publicada pelo Think With Google, quanto mais tempo as pessoas ficarem em casa, maiores serão os gatilhos de compras para itens de abastecimento doméstico.
Portanto, mesmo com as medidas de flexibilização e a intenção de frequentar lojas físicas, as pessoas vão continuar utilizando a internet e os serviços de entrega.
As empresas precisarão disponibilizar aos seus clientes alternativas de compras que levem em consideração essa nova realidade. O setor logístico precisou se adaptar para fazer parte dessas mudanças.
O setor logístico precisou se adaptar rapidamente a uma nova realidade. Foram necessários investimentos em tecnologia, adaptação de roteiros, ajustes de contratos e implantação de protocolos de segurança para colaboradores e clientes.
As empresas que se adaptaram com mais rapidez às novas demandas conseguiram manter os clientes. Os negócios que possuíam serviços de entrega mais eficientes apresentaram um diferencial no momento da escolha pelo consumidor.
Como o comércio eletrônico continua em crescimento, a demanda pelos serviços de entrega tende a acompanhar esse movimento.
Por isso, investir em serviços logísticos de qualidade, que cumpram os prazos e mantenham a integridade dos produtos é fundamental.
Diante do crescimento do comércio eletrônico, as empresas precisarão de serviços logísticos cada vez mais eficientes. Por isso, o papel logística pós-pandemia será cada vez mais estratégico e alguns conceitos se consolidaram. Vamos entender melhor.
O conceito de omnicanalidade está associado à integração entre lojas físicas, virtuais e seus consumidores. Sim, as pessoas continuarão utilizando o comércio eletrônico, mas não abandonarão as lojas físicas.
Esse comportamento vai continuar demandando das empresas a capacidade de gerenciar seus estoques para atender os clientes que preferem a experiência presencial.
Uma tendência muito forte na logística pós-pandemia é a adoção dos serviços de entrega de maneira contínua. Desta forma, os contratos que eram eventuais tendem a se tornar mais frequentes porque muitas empresas não têm condições de assumir um setor de logística mas ainda assim precisarão desse serviço.
Com o aumento do número de entregas, principalmente de produtos com alto valor agregado como os eletrônicos, a segurança se tornou um item ainda mais importante na logística pós-pandemia.
Os sistemas de rastreamento de cargas e roteirização das entregas, bem como a adoção de tecnologias que desestimulem os roubos das cargas tem se mostrado cada vez mais importantes para a execução das atividades neste setor.
A logística pós-pandemia deve estar cada vez mais integrada com os processos de produção e venda das empresas. Embora a tecnologia já esteja presente na atividade logística, esse processo deve se intensificar ainda mais para garantir a eficiência das atividades e cumprimento dos prazos.
Seguindo a lógica da integração entre os processos de produção e vendas das empresas, a relação com os fornecedores deve ser ainda mais estreita em razão da necessidade do controle e acompanhamento dos estoques e da importância de estabelecer uma cadeia de suprimentos sem gargalos.
Para aumentar a eficiência dos seus processos, algumas empresas de logística pós-pandemia tendem a atuar de forma integrada, compartilhando seus centros de distribuição e armazenagem, além de meios de transporte, como forma de ampliar seus modais para agilizar as entregas.
A logística pós-pandemia deve estar cada vez mais sintonizada com os valores da sustentabilidade, que estão ganhando espaço nas decisões dos consumidores.
A logística reversa tem demandado das empresas uma atenção especial, não apenas pela obrigação legal, mas pela necessidade de atender a uma demanda cada vez maior de compradores atentos ao uso dos recursos e ao descarte sustentável.
Diante de tantas mudanças trazidas pela pandemia, as empresas vão precisar disponibilizar aos seus clientes soluções cada vez mais ágeis. Nesse momento, um serviço eficiente de entregas fará toda a diferença.
A Alpha ExpressLog é uma empresa logística que adota o modelo multimodal de transporte, especializada em armazenagem e distribuição aérea e rodoviária.
Atendemos a diversos segmentos e oferecemos aos nossos clientes soluções inteligentes e econômicas, para contribuir positivamente para o seu negócio.
Sabemos que o cuidado na escolha de uma empresa logística pós-pandemia é uma decisão importante para agregar valor aos produtos de uma empresa. Estamos preparados para prestar os melhores serviços. Entre em contato conosco e conheça nossas soluções.
A Alpha ExpressLog é uma empresa logística multimodal especializada na prestação de serviços de distribuição aérea, rodoviária e armazenagem. A nossa empresa está preparada para atender diversos segmentos, oferecendo sempre uma solução inteligente e econômica para a cadeia produtiva de nossos clientes. Podemos contribuir de forma positiva para seu negócio, com serviços realizados de acordo com as normas de qualidade que prezamos dentro da nossa organização, através de um time composto por profissionais qualificados e com grande experiência no ramo.
A Alpha Express Log possui um sistema de tecnologia de ponta, onde conseguimos
monitorar de forma precisa e segura 100% a sua carga. Tendo assim, garantia de um serviço de alta qualidade.
A AlphaExpressLog é uma empresa logística multimodal especializada na prestação de serviços de distribuição aérea, rodoviária e armazenagem. A nossa empresa está preparada para atender diversos segmentos, oferecendo sempre uma solução inteligente e econômica para a cadeia produtiva de nossos clientes.