Otimização da logística outbound

A logística outbound é uma parte fundamental da cadeia de suprimentos. Essa etapa envolve planejamento, execução e controle das atividades necessárias para levar os produtos acabados do estoque da empresa até o cliente final.

Responsável por gerenciar todo o processo de distribuição física dos produtos, a logística outbound inclui a sua armazenagem, embalagem, transporte, expedição e entrega. Em outras palavras, a logística outbound lida com as operações desde a saída de produtos da empresa até a entrega ao consumidor.

Entretanto, a logística outbound não envolve apenas a entrega do produto ao cliente final. Parte significativa dos custos dessa logística inclui operações de devolução e reentrega. 

Neste artigo, vamos conversar sobre as formas mais eficientes para otimizar a logística outbound. Gostou do assunto? Então vamos continuar a leitura! 

As diferenças entre a logística inbound e a logística outbound 

Antes de falar sobre a otimização da logística outbound, é importante falar também sobre a logística inbound. 

Existem basicamente duas etapas no processo logístico de um produto. Uma vinculada à produção, em que a matéria-prima é transportada para a indústria, e outra vinculada à distribuição, em que o produto acabado é levado até o cliente. 

Esses dois tipos de logística envolvem diferentes processos. A logística inbound é a gestão de todos os processos relacionados ao fluxo de materiais que envolvem a produção, desde o fornecedor até o fabricante.

Já a logística outbound é a gestão dos processos relacionados ao fluxo de produtos que saem da empresa, passando pelo armazém ou centro de distribuição até o cliente final.

A logística inbound tem como principal objetivo garantir que os insumos cheguem à empresa na quantidade certa, no prazo certo e nas condições personalizadas.

 

O objetivo da logística outbound, por sua vez, é garantir que os produtos acabados sejam entregues ao cliente final na quantidade, prazo e condições estabelecidos.

As atividades dessas duas etapas da logística também são diferentes. A logística inbound envolve as compras, gestão de fornecedores, transporte de materiais, recebimento de mercadorias e gestão de estoque. 

Já a logística outbound envolve atividades como gestão de pedidos, separação de produtos, embalagem e transporte de mercadorias.

Como otimizar a logística outbound?

Como já sabemos, a logística outbound compreende os processos e atividades desde que os produtos saem da empresa até a entrega ao cliente final. 

Entretanto, nem sempre o cliente fica satisfeito com o produto que recebeu. Assim, quando o cliente solicita a troca do produto, a empresa organiza a logística para  sua devolução e, posteriormente, para uma nova entrega.  

Como resultado, os custos da logística outbound aumentam em decorrência de problemas na produção, na separação ou na embalagem dos produtos. Por isso, para otimizar a logística outbound, é necessário analisar o transporte e armazenagem de forma criteriosa. 

Para essa análise, é importante verificar qual o percentual de custos está relacionado à venda, à devolução e à reentrega. Ao entender a distribuição da conta de outbound, é possível trabalhar em sua otimização.

Existem diversas estratégias e práticas que podem ser adotadas para otimizar a logística outbound e garantir uma operação mais eficiente. Vamos conhecer algumas:

Planejamento de rotas 

O planejamento de rotas pode reduzir o tempo de entrega e os custos de transporte, diminuindo o valor do frete. Assim, a empresa ganha competitividade e otimiza a utilização dos seus recursos.

Gerenciamento do estoque

O gerenciamento do estoque é fundamental para evitar atrasos na entrega. Isso significa utilizar as informações comerciais para garantir a disponibilidade dos produtos e, ao mesmo tempo, girar o estoque. 

Utilização de tecnologias

Sabemos que não existe negócio competitivo sem o uso de tecnologia. A adoção  de sistemas de gerenciamento de transporte e rastreamento de entregas é um exemplo de como a tecnologia pode ajudar a otimizar as operações. Assim, é possível reduzir o prazo e aumentar a segurança da entrega dos pedidos.

Parcerias com transportadoras

Estabelecer parcerias com transportadoras pode reduzir os custos de transporte, garantir preços de fretes mais competitivos e prazos de entrega mais curtos.

Monitoramento de desempenho

O monitoramento do desempenho das operações de logística outbound é fundamental não apenas para identificar oportunidades de melhoria, mas para estabelecer os ajustes necessários para uma operação eficiente.

Qualidade no atendimento ao cliente

Já sabemos que as devoluções aumentam os custos da logística outbound. Por isso, diminuir as devoluções é uma forma importante de redução de custos. 

Para reduzir as devoluções é importante garantir a qualidade no atendimento, disponibilizando informações detalhadas sobre cada produto para o cliente comprar com assertividade. 

Quanto maior o conhecimento do cliente sobre o produto, menores as chances de devolução. Além disso, o bom atendimento é fundamental para garantir a satisfação e fidelização dos consumidores, o que pode levar a um aumento nas vendas e uma redução dos custos de aquisição de clientes.

Transporte como diferencial

Muitas vezes as empresas trabalham para reduzir as tarifas, mas será que a modelagem logística está adequada e permite a otimização do transporte? 

Estabelecer estratégias para a cobrança de frete observando aspectos geográficos e de infraestrutura ajuda a diminuir o transit time. 

Essas ações têm impacto sobre o tempo de entrega, sobre o frete e sobre o estoque pois, quanto menor o tempo de reposição, menor a necessidade de grandes estoques. 

Ao diminuir os custos dos estoques, a empresa tem mais liquidez e pode investir em outras áreas, ampliando suas atividades. 

Conheça a logística outbound da Alpha Express

Uma boa gestão da logística outbound pode trazer diversos benefícios para a empresa, como redução de custos, aumento da eficiência operacional, melhoria da satisfação do cliente e aumento da competitividade no mercado.

Em parceria com as melhores companhias aéreas e investimentos em uma frota diversificada, a Alpha Express adota estratégias para otimizar a logística outbound em sua empresa. Quer saber como? Entre em contato e conheça nossas soluções!

Alpha Express Log

A ESPECIALISTA EM ENTREGAS EM TODO BRASIL

A Alpha ExpressLog é uma empresa logística multimodal especializada na prestação de serviços de distribuição aérea, rodoviária e armazenagem. A nossa empresa está preparada para atender diversos segmentos, oferecendo sempre uma solução inteligente e econômica para a cadeia produtiva de nossos clientes. Podemos contribuir de forma positiva para seu negócio, com serviços realizados de acordo com as normas de qualidade que prezamos dentro da nossa organização, através de um time composto por profissionais qualificados e com grande experiência no ramo. 

A SUA LOGÍSTICA DE CONFIANÇA

A Alpha Express Log possui um sistema de tecnologia de ponta, onde conseguimos

monitorar de forma precisa e segura 100% a sua carga. Tendo assim, garantia de um serviço de alta qualidade.

ALPHA EXPRESS LOG

A AlphaExpressLog é uma empresa logística multimodal especializada na prestação de serviços de distribuição aérea, rodoviária e armazenagem. A nossa empresa está preparada para atender diversos segmentos, oferecendo sempre uma solução inteligente e econômica para a cadeia produtiva de nossos clientes. 

Onde Estamos

Brasília (Matriz)

Contato