A Logística como diferencial competitivo

Empresas de todos os ramos e tamanhos podem usar a logística como um diferencial competitivo. Entretanto, para alcançar esse objetivo, é importante investir em processos logísticos eficientes

Quando a logística é utilizada de forma estratégica, as empresas podem obter diversos benefícios com as suas atividades, pois conseguem otimizar os processos, reduzir os custos e atender os clientes adequadamente.

Neste artigo, vamos entender a logística como diferencial competitivo para as empresas contratantes. Continue conosco e boa leitura!

Usando a logística como diferencial competitivo

As estratégias voltadas ao aumento das vendas, do lucro e da participação no mercado passam pela especialização de produtos e serviços. Portanto, para colocar a logística como diferencial competitivo é preciso adotar ações efetivas nas atividades logísticas perante as empresas concorrentes. 

Algumas estratégias otimizam os processos logísticos na obtenção de melhores resultados. Vamos conhecer melhor.

Mapear os processos

Para utilizar a logística como diferencial competitivo, é importante, antes de qualquer outra ação, conhecer e mapear os processos. Isso significa que é fundamental saber como funciona cada etapa do processo logístico para intervir nas ações que podem ser melhoradas. 

Essas informações são importantes não apenas para identificar e corrigir as fragilidades, mas também para intensificar os pontos de eficiência e adotá-los em outras atividades. 

Assim, a empresa consegue organizar e reestruturar os processos, alinhando-os com as metas do negócio, aumentando a produtividade e reduzindo custos

Investir em tecnologia

A tecnologia é uma grande aliada da atividade empresarial, por isso parece óbvio falar nessa atividade quando ela já faz parte do dia a dia dos negócios. Entretanto, a tecnologia é uma área em constante mudança, o que exige das empresas o contato permanente com a sua evolução. 

As inovações tecnológicas permitem que a empresa faça integração entre os diversos processos, tornando a comunicação mais efetiva. Outra vantagem da utilização frequente da tecnologia é o aprimoramento das relações com os stakeholders, aumentando a eficiência do processo.

A tecnologia evita, ainda, erros decorrentes de processos manuais, direcionando os colaboradores para atividades menos repetitivas. Também é a tecnologia que permite o rastreamento das cargas em tempo real, o que aumenta a segurança dos condutores e dos produtos transportados. 

Essas inovações possibilitam ainda a redução do lead time, permitindo que os clientes recebam os produtos com mais rapidez, aumentando a sua satisfação.  

Outsourcing

A atividade logística está se tornando mais complexa, o que exige aportes de capital cada vez mais significativos, bem como a contratação de profissionais especializados. Com isso, a atividade logística deixou de ser meramente operacional e passou a fazer parte das ações estratégicas

Por esta razão, procurar empresas que façam a gestão logística do negócio passou a ser uma das ações mais diferenciadas para empresas de todos os tamanhos e ramos de negócios. 

Os benefícios do outsourcing logístico vão além de repassar atividades isoladas como transporte e armazenagem. Com expertise na atividade logística, as empresas desta área podem integrar suas ações aos interesses da empresa contratante de forma estratégica.

Entretanto, esse processo exige cuidado, principalmente se a empresa contratante já possui uma estrutura logística. Nesse caso, uma alternativa é repassar parte das atividades e avançar aos poucos, conforme a relação comercial se torna mais sólida. 

Adotar ações preventivas

As ações preventivas são fundamentais para adotar a logística como diferencial competitivo. Essas ações permitem que a empresa se antecipe a variações de demanda e a outras mudanças do mercado. 

Entretanto, como se antecipar a essas flutuações? Um bom caminho é o acompanhamento constante das novidades do ramo. Porém se antecipar exige um pouco mais. 

Entender o comportamento do consumidor é o ponto chave para adotar a logística como diferencial competitivo. Uma dessas ações é o drive demand, um método de planejamento de estoque com base na demanda real, que em tradução livre significa “orientado pela demanda”.

Esse planejamento é possível porque existe um compartilhamento de informações viabilizado por tecnologias como o IoT, o Big Data, XML e a impressão 3D. Essas tecnologias, além de facilitarem o fluxo de informações, reduzem os custos, o que aumenta a lucratividade.

Para adotar o demand driven, as empresas devem integrar suas informações com as informações dos seus stakeholders. A integração auxilia a análise dos dados para permitir respostas mais rápidas em caso de mudança da demanda.

Acompanhar os indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho informam se os processos estão gerando resultados de acordo com o que foi planejado. Esse controle permite à empresa verificar possíveis gargalos e buscar alternativas para solucioná-los. Vamos conhecer alguns indicadores de desempenho importantes:

Índices de extravios e avarias

Representam respectivamente a quantidade de produtos extraviados e danificados. Esses índices são importantes para avaliar o nível de segurança no manuseio dos produtos e a eficiência da entrega.

Tempo de ressuprimento

Tempo necessário para repor o estoque, desde o momento da compra até o recebimento pela empresa. Esse indicador demonstra o grau de integração entre a empresa e seus fornecedores e tem impacto direto sobre a produção. 

Giro dos estoques

Trata-se do tempo necessário para renovação dos estoques. O giro dos estoques difere do tempo de ressuprimento porque o este está associado à eficiência no processo de compra. Já o giro do estoque está associado ao processo de venda, de reposição dos produtos vendidos.

Nível de serviço das entregas

Informa o volume de produtos entregues dentro de um determinado período, ou seja, significa a eficácia da empresa no cumprimento dos prazos. 

Todos esses indicadores são importantes para avaliar a qualidade da prestação de serviços logísticos que impactam diretamente na decisão de compra do cliente final. 

Essas informações dão subsídios para a avaliação interna da empresa e de sua participação no mercado.

Alpha Express: uma empresa logística como diferencial competitivo

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Nossa flexibilidade nos permite oferecer uma solução inteligente e econômica para atender a empresas de diversos ramos de negócios que utilizam nossos serviços.

Nossas atividades, sempre realizadas de acordo com as normas de qualidade, colocam a logística como diferencial competitivo para os nossos clientes. Portanto, entre em contato para conhecer nossas soluções!

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A Alpha ExpressLog é uma empresa logística multimodal especializada na prestação de serviços de distribuição aérea, rodoviária e armazenagem. A nossa empresa está preparada para atender diversos segmentos, oferecendo sempre uma solução inteligente e econômica para a cadeia produtiva de nossos clientes. Podemos contribuir de forma positiva para seu negócio, com serviços realizados de acordo com as normas de qualidade que prezamos dentro da nossa organização, através de um time composto por profissionais qualificados e com grande experiência no ramo. 

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