- +55 (61) 3703-3584
- Aeroporto Internacional de Brasília
- [email protected]
O e-commerce no Brasil sofreu uma grande transformação com a pandemia de Covid-19. Com as lojas físicas fechadas, muitos brasileiros recorreram à internet para realizar a sua primeira compra.
A evolução do e-commerce gerou praticidade, rapidez da entrega e segurança que possibilitaram uma mudança de comportamento por parte dos consumidores. Aos poucos, o e-commerce no Brasil venceu a resistência dos compradores e passou a fazer parte da sua rotina.
Entretanto, para causar boas experiências ao cliente, o e-commerce precisa de serviços logísticos de qualidade. Atrasos na entrega, produtos trocados ou danificados e uma estrutura deficiente na devolução geram opiniões negativas que podem fazer com que o cliente não volte a comprar.
Neste artigo, vamos falar sobre a importância da logística para o e-commerce no Brasil. Vamos falar ainda sobre como usar esse serviço para proporcionar boas experiências aos clientes e aumentar a lucratividade. Continue com a gente e boa leitura!
No final da década de 1990, a internet se tornou mais acessível e sua popularização possibilitou às empresas divulgar e vender seus produtos e serviços.
Os sites traziam uma nova forma de apresentação das informações, com padrões que são utilizados até hoje. O catálogo, o campo de pesquisa e o carrinho de compras são opções disponíveis em quase todos os sites, principalmente varejistas.
A internet oferece a oportunidade de compra a qualquer hora do dia, todos os dias da semana. Essa ferramenta também ampliou a variedade de produtos e serviços, que passaram a ter alcance internacional.
A evolução tecnológica permitiu, ainda, a sofisticação das opções de compra e o público jovem foi o primeiro a aderir às novas modalidades de compra. O acesso à informação permitiu comparar preços, condições de pagamento e prazos de entrega.
Entretanto, o e-commerce no Brasil também se deparou com vários desafios. Os mais graves eram as fraudes que ocorriam com o uso do número de cartão e dos dados bancários dos clientes.
As fraudes geravam reclamações dos clientes, prejuízos às empresas e aos bancos, além de abalar a confiança dos compradores nessa modalidade de compra.
Foi fundamental empresas e bancos investirem no desenvolvimento de sites e aplicativos seguros para proporcionar mais confiança aos clientes. Como resultado, o cenário do e-commerce no Brasil começou a mudar.
Atualmente, o perfil de consumo dos brasileiros contempla uma participação bastante expressiva no e-commerce e pesquisas indicam que o país é o líder mundial no ranking de crescimento em vendas online, com aumento de 22,2% no ano de 2022.
As mesmas pesquisas estimam entre 2022 e 2025 um crescimento de 20,73% nas compras online, numa expectativa de crescimento duas vezes maior que a média mundial, que é de 11,35%.
Até recentemente, o mercado consumidor brasileiro ainda não apresentava maturidade no e-commerce. A mudança de hábitos causada pela pandemia abriu espaço para o crescimento do comércio eletrônico, que vem se aprimorando continuamente.
Entretanto, o e-commerce continuou enfrentando desafios. Desta vez, o principal deles era montar uma estrutura logística que atendesse satisfatoriamente a demanda que cresceu com a pandemia.
O crescimento do comércio eletrônico em decorrência da pandemia exigiu do setor logístico um plano estratégico, contemplando desde o fabricante até o cliente final. Cada etapa da cadeia de suprimentos passou por reformulações e os processos se tornaram integrados para garantir a melhor qualidade dos serviços.
Com o aumento dos pedidos, as etapas de recebimento, conferência, armazenagem, separação, embalagem e expedição também passaram por reestruturação. A gestão da armazenagem foi uma das áreas que mais se especializaram nos últimos anos no Brasil.
Além disso, foi necessário garantir que as mercadorias chegassem aos clientes com rapidez e sem avarias, o que exigiu ainda mais organização na utilização dos espaços dentro dos veículos.
A logística reversa também ganhou destaque nos últimos anos porque a praticidade na devolução dos produtos é um importante critério na decisão de compra. Assim, quando bem estruturada, a logística reversa se mostra como um diferencial na prestação de serviços e ajuda a fidelizar o cliente.
Entretanto, proporcionar essa facilidade gera despesas e, para reduzi-las, é preciso investir na qualidade do check out, das operações e da entrega. Caso a empresa não tenha um setor de logística, fazer o outsourcing pode ser uma boa opção para reduzir custos e aumentar a eficiência.
Outra questão importante é a segurança no transporte das mercadorias. Cargas como medicamentos e eletrônicos são muito visadas e precisam de procedimentos diferenciados de transporte e armazenagem.
Portanto, para atender à nova demanda criada pelo e-commerce em consequência da pandemia, o setor logístico se tornou mais eficiente e se transformou em um diferencial para a competitividade das empresas.
A Alpha ExpressLog atende empresas de diversos segmentos com soluções específicas para cada atividade com o objetivo de aumentar a satisfação do cliente final. Nosso escopo de serviços abrange armazenagem, distribuição aérea e rodoviária.
Colaboramos de maneira positiva para o seu negócio, auxiliando na redução de custos por meio da eficiência de nossos serviços, prestados por um time experiente e qualificado. Portanto, para otimizar as operações do seu e-commerce, entre em contato conosco.
A Alpha ExpressLog é uma empresa logística multimodal especializada na prestação de serviços de distribuição aérea, rodoviária e armazenagem. A nossa empresa está preparada para atender diversos segmentos, oferecendo sempre uma solução inteligente e econômica para a cadeia produtiva de nossos clientes. Podemos contribuir de forma positiva para seu negócio, com serviços realizados de acordo com as normas de qualidade que prezamos dentro da nossa organização, através de um time composto por profissionais qualificados e com grande experiência no ramo.
A Alpha Express Log possui um sistema de tecnologia de ponta, onde conseguimos
monitorar de forma precisa e segura 100% a sua carga. Tendo assim, garantia de um serviço de alta qualidade.
A AlphaExpressLog é uma empresa logística multimodal especializada na prestação de serviços de distribuição aérea, rodoviária e armazenagem. A nossa empresa está preparada para atender diversos segmentos, oferecendo sempre uma solução inteligente e econômica para a cadeia produtiva de nossos clientes.