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Reduzir as emissões de carbono têm sido uma preocupação cada vez mais constante entre as empresas de logística. Isso acontece porque essa atividade envolve o uso intenso de veículos que emitem gases poluentes.
Entretanto, já existem alternativas sustentáveis que possibilitam o ganho de eficiência nas atividades aproveitando melhor os recursos existentes. Como resultado, essas ações ajudam a reduzir a emissão de carbono, o que colabora para atingir os objetivos de desenvolvimento sustentável – ODS.
Neste artigo, vamos falar sobre os prejuízos e como reduzir as emissões de carbono na logística. Gostou do tema? Então continue a leitura!
O desenvolvimento das atividades industriais possibilitou a diversidade da produção, o aumento da mobilidade e o acesso aos produtos fabricados em diferentes regiões do Brasil e do mundo.
Entretanto, o modelo industrial adotado na maior parte do planeta é intenso em emissões de carbono e outros gases poluentes, o que tem causado diversos prejuízos.
O mais conhecido deles é ambiental. A destruição da camada de ozônio ocasiona aumento da temperatura global, derretimento das geleiras e extinção de diversas espécies. Como resultado, os ecossistemas de todo o mundo entram em desequilíbrio.
Além disso, as emissões de carbono e outros gases poluentes interferem na qualidade de vida das pessoas, pois aumentam os casos de enfermidades associadas à poluição, como alergias, doenças respiratórias e de pele.
Por essas razões, a redução das emissões de carbono tem se tornado uma preocupação entre as empresas e a gestão pública. O aumento da poluição demanda dos governos maiores investimentos em sistemas de saúde e políticas que minimizem os prejuízos ao meio ambiente.
Já as empresas precisam reduzir as emissões de carbono para se adequar aos padrões internacionais de governança e garantir a competitividade no mercado. Com as empresas do ramo logístico não é diferente.
As empresas logísticas podem adotar diversas ações para reduzir as emissões de carbono. Vamos conhecer algumas delas:
A utilização de veículos elétricos ou híbridos para o transporte de carga tem ganhado cada vez mais atenção devido aos benefícios ambientais e sanitários que oferecem. Os veículos elétricos (VEs) usam motores elétricos alimentados por baterias recarregáveis.
Por isso, eles não emitem poluentes atmosféricos durante a operação, o que reduz a poluição do ar e a emissão de gases de efeito estufa. Para o transporte de carga, os VEs podem variar desde pequenos veículos de entrega até caminhões de grande porte.
A otimização de rotas de transporte é uma estratégia importante para minimizar a distância e reduzir o tempo de viagem e, assim, reduzir as emissões de carbono. Existem diversas tecnologias disponíveis para otimizar as rotas de transporte e algoritmos baseados em inteligência artificial.
Para encontrar a rota mais eficiente, essas tecnologias levam em consideração diversos fatores, como a localização dos destinos, a capacidade de carga dos veículos e as restrições de trânsito.
Os sistemas de gerenciamento de frotas permitem monitorar e otimizar a eficiência de combustível dos veículos. Esses sistemas oferecem uma série de recursos que contribuem para a redução do consumo de combustível e, como resultado, das emissões de carbono.
Os sistemas de gerenciamento de frotas permitem o monitoramento em tempo real dos veículos, fornecendo informações sobre o consumo de combustível, velocidade, precisão, frenagem e outras métricas relacionadas ao desempenho do veículo.
Isso possibilita que os gestores identifiquem comportamentos inadequados dos motoristas, como acelerações bruscas ou velocidades excessivas, que podem afetar a eficiência de combustível.
Os sistemas de gerenciamento de frotas coletam e analisam uma grande quantidade de dados sobre o desempenho dos veículos. Com base nesses dados, é possível gerar relatórios detalhados sobre o consumo de combustível, identificar padrões de uso, detectar ineficiências e oportunidades de melhorias.
Esses relatórios podem ser usados para tomar decisões mais assertivas e implementar estratégias de eficiência de combustível.
Os sistemas de gerenciamento de frotas geralmente incluem recursos de planejamento de rotas, que levam em consideração vários fatores, como a distância, o tráfego, as condições da estrada e a disponibilidade de postos de abastecimento.
Esses recursos ajudam a otimizar as rotas, diminuir a distância percorrida e minimizar o tempo ocioso dos veículos, o que resulta em economia de combustível.
O uso de combustíveis alternativos e renováveis tem se tornado uma opção cada vez mais comum na logística para reduzir a dependência de combustíveis fósseis e mitigar os impactos ambientais do setor.
O biodiesel, por exemplo, é um combustível renovável produzido a partir de fontes vegetais ou animais, como óleos de cozinha usados, óleo de soja, óleo de palma ou vitamina animais.
Ele pode ser utilizado em motores a diesel convencionais sem a necessidade de grandes modificações. O biodiesel reduz as emissões de gases de efeito estufa e poluentes atmosféricos em comparação com o diesel tradicional.
Além do biodiesel, existem outros biocombustíveis que podem ser usados na logística, como o bioetanol. O bioetanol é produzido a partir de fontes vegetais ricas em açúcares, como a cana-de-açúcar ou o milho.
Outra alternativa é o gás natural. Embora não seja um combustível renovável, o gás natural é considerado uma alternativa mais limpa em comparação com os combustíveis fósseis convencionais.
Pode ser usado em veículos a gás natural comprimido (GNC) ou gás natural liquefeito (GNL), tolerante a emissões de poluentes e gases de efeito estufa.
A implementação de políticas e estratégias de gestão de carbono na logística é fundamental para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e minimizar o impacto ambiental da cadeia de suprimentos.
Para isso, as empresas podem definir metas específicas de redução de emissões de GEE, como a redução de uma geração fixa de emissões em um determinado período de tempo. Essas metas devem ser mensuráveis, realistas e definidas com as diretrizes e objetivos da organização.
Outra ação importante é o rastreamento das emissões de carbono, identificando todas as fontes dessas emissões que estão relacionadas às operações logísticas. Isso inclui identificar o consumo de combustível dos veículos e outras atividades com emissão de gases tóxicos.
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